A equipe do YouTube anunciou que assinaturas de usuários falsos serão removidas de sua plataforma nos próximos dois dias. A medida faz parte de uma limpeza que será feita regularmente na plataforma, para inibir o crescimento de canais através de aplicativos de terceiros que injetam assinaturas de usuários falsos em contas, para aumentar a popularidade do canal. A empresa disse que está usando “tecnologia própria aliada a tecnologias de terceiros lideres no mercado”, para determinar quais contas são realmente falsas.  

A remoção das assinaturas falsas ocorrerá hoje e amanhã, o que pode causar impactos significativos, podendo haver diminuição de assinantes nos canais de toda a plataforma. Caso seu canal seja afetado por essa medida do YouTube, aparecerá um banner no YouTube Studio ou no Classic Creator Studio.

O impacto das ações do YouTube para manter sua plataforma livre de spam poderá ser visto em canais como PewDiePie e a gravadora indiana T-series, que atualmente brigam pela liderança dos canais com mais assinantes na plataforma, as contas provavelmente alojam milhares de assinaturas de contas falsas o que pode causar um impacto visível nos assinantes dos dois canais.

Segundo o Google o tempo de exibições totais de visualizações de um canal não deve ser afetado, já que as contas são falsas e a maioria delas não causam impactos em audiência, somente dão volume de assinaturas aos canais.

Canais em que os números de assinantes cair abaixo de 1.000 depois desse check-up do Google, serão removidos do programa de parcerias do YouTube até que sua quantidade de fãs cresça de forma orgânica e autêntica.

Essas medidas não são surpresas, já que plataformas como Twitter e Instagram têm tomado as mesmas medidas para controlar e tornar o conteúdo de suas plataformas mais verdadeiros, evitando a poluição com informações desnecessárias, como propagação das Fakes News.

Deixe uma resposta