Nos últimos anos games, redes sociais e outros meios tecnológicos adotaram a letra “K” para representar o valor mil, por exemplo, 10 mil é representado por 10K, mas muitas pessoas não sabem a razão disso e é exatamente o que vamos explicar agora.

O motivo é bem simples. A leta “K” vem que da palavra quilo, porém é escrita no padrão inglês kilo, o que justifica a representação em “K”. E a escolha da palavra deve-se ao fato de segundo o Sistema Internacional de Unidades o prefixo “quilo” significar mil.

É justamente por esta padronização que outros também são representados por letras, como “H” para centena, “M” para milhão, “G” para bilhão e “T” para trilhão.

2 COMENTÁRIOS

  1. O Sistema Internacional de Unidades preconiza o uso de k (minúsculo) para representar 1.000 (mil). O uso de K (maiúsculo) para aquela finalidade viola a convenção. A letra K (maiúsculo) é reservada para Kelvin (temperatura). O Sistema Internacional de Unidades preconiza também usar-se h (minúsculo) para representar 100 (cem). Reserva-se H (maiúsculo) para simbolizar Henry (unidade de algo relativo a magnetismo, não me recordo o quê).

Deixe uma resposta