Neste fim de semana, dois tiroteios terríveis nos Estados Unidos, sendo um em El Paso, Texas, e um em Dayton, Ohio deixaram 29 pessoas mortas e muitas feridas. Os assassinatos provocaram debates sobre violências com armamentos nos EUA. Em um discurso nacional nesta manhã, o presidente Donald Trump direcionou parte da culpa aos “videogames horríveis e terríveis”.

“Temos que parar a glorificação da violência em nossa sociedade”, disse Trump. “Isso inclui os videogames horríveis e medonhos que agora são comuns. Hoje é muito fácil para jovens problemáticos cercar-se de uma cultura que celebra a violência. Temos que parar ou reduzir substancialmente isso.

Os comentários provocaram uma reação no mercado de ações, de acordo com o MarketWatch. As ações da Activision Blizzard caíram 6,1% na segunda-feira de manhã, e as ações da Take-Two Interactive caíram 6,3%. (A Take-Two anunciará seus lucros trimestrais ainda hoje). A EA caiu 4,6% e a Zynga caiu 3,9%. O mercado como um todo está em queda.

No discurso de hoje, Trump também disse que “é preciso reconhecer que a internet forneceu um caminho perigoso para radicalizar as mentes perturbadas”. O atirador de El Paso estava envolvido com textos nacionalistas brancos no site 8chan, que levaram o Cloudflare, serviço de proteção contra DDoS, cortar seu serviço com o site.

“Em uma só voz, nossa nação deve condenar o racismo, o fanatismo e a supremacia branca”, diz Trump em seu discurso.

Deixe uma resposta