Qualquer que seja o dispositivo digital que temos, atualmente existem muitas opções ao escolher um sistema operacional. Uma primeira distinção dos sistemas operacionais atuais pode ser feita com base nas necessidades dos usuários, que incluem fatores como nível de dificuldade, velocidade de navegação, ferramentas e aplicativos disponíveis, adaptação a determinadas tarefas, entre outros.

Os grandes fabricantes, por sua vez, têm feito um grande investimento para atender cada vez mais às necessidades dos consumidores. Essa preocupação tornou-se mais palpável após o surgimento de aparelhos como smartphones, que gradualmente substituíram os computadores tradicionais e levaram grandes empresas a projetar uma série de sistemas operacionais específicos para celulares.

Uma empresa de finanças que trabalha com opções de investimento como carteira administrada, por exemplo, precisa fazer com que seus clientes tenham acesso fácil, sempre que preciso, as plataformas de relatórios e serviços, através de celular. O sistema operacional é contratado por empresas de diversos segmentos, uma vez que, o acesso à internet e programas de dispositivos é essencial.

Sistemas operacionais mais populares e eficientes

Vamos rever os sistemas operacionais mais usados ​​hoje, suas características e o perfil de usuário mais adequado para cada um deles.

1. Microsoft Windows

O Windows é talvez o mais genérico de todos os sistemas operacionais atuais. Criado em 1985, oferece a mais ampla gama de aplicativos de software. Ao mesmo tempo, é o que oferece maior flexibilidade para a introdução de atualizações. No entanto, isso também proporciona uma alta dose de instabilidade e vulnerabilidade, especialmente quando se trata de vírus que podem eventualmente atacar o sistema. É funcional para qualquer tipo de usuário: novato, iniciado, médio, avançado ou especialista.

2. GNU / Linux

É o sistema operacional “gratuito” por excelência. Há vários anos que se desenvolve ao lado de grandes marcas. Suas principais vantagens incluem maior potência, estabilidade, segurança contra ameaças externas e a possibilidade de modificar o sistema de acordo com as preferências individuais.
Na verdade, é o sistema ideal para aqueles usuários que gostam de experimentar constantemente. Uma de suas variantes mais conhecidas é o sistema Android, usado para telefone, ou seja, smartphone de última geração.
O Android oferece a possibilidade de programar uma ampla lista de aplicativos por meio de uma ferramenta Java chamada Dalvik, que aos olhos dos usuários é simples e até didática.

3. OSX

Elegante, simples e estável. Embora seja exclusivo para produtos Apple, nos últimos anos vem ganhando presença entre os consumidores, principalmente após o uso massivo de aparelhos IPod, IPhone e IPad. É muito útil para aqueles usuários que não querem perder tempo reinserindo aplicativos ou atualizando permissões para o seu desenvolvimento. Sua principal desvantagem é o alto preço dos produtos Apple no mercado. Claro, a qualidade é garantida e considerada a melhor do mercado.

4. Chrome OS

Foi um dos últimos a chegar ao mercado. Sua principal característica é que todo o trabalho é feito a partir do navegador, o que significa que os dispositivos não requerem um grande disco local ou hardware muito sofisticado. Ele se destaca dos demais pela velocidade de navegação, simplicidade e preço acessível. É ideal para usuários que podem navegar sem usar dispositivos complexos. Nos Estados Unidos, já é um claro concorrente do Windows e do OSX.

Para selecionar o melhor sistema operacional é importante verificar quais as suas necessidades e funcionalidades que os mesmos oferecem, a fim de equipar o seu dispositivo com o melhor sistema de desempenho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui