O que é Proton?

Proton é uma nova ferramenta lançada pela Valve Software que foi integrada ao Steam Play para rodar os jogos do Windows no Linux. O Proton inclui ferramentas populares em sua estrutura, como o Wine e o DXVK, entre outras ferramentas, que um jogador teria que instalar por conta própria. Isso facilita para os usuários migrarem para o Linux sem precisar aprender os sistemas subjacentes ou perder o acesso a uma grande parte de sua biblioteca de jogos por não serem diretamente compatível com sistema operacional. A ferramenta Proton ainda está em desenvolvimento, então o suporte é inconsistente, mas está melhorando regularmente e a lista de jogos do Windows suportados está crescendo a cada dia.

Como anda o projeto Proton?

O site oficial do projeto anunciou que agora tem mais de 2.688 jogos do Windows que funcionam no Linux com Proton e Steam Play. Além dos jogos que foram confirmados serem suportados, há vários outros que, embora não estejam na lista de games compatíveis, são suportados e “funcionam tão bem quanto no Windows”. Alguns exemplos são “No Man’s Sky”, “The Witcher 3: Wild Hunt”, “Wolfenstein: The New Order” ou “The Elder Scrolls V: Skyrim”. Qualquer usuário pode contribuir e relatar sobre os títulos em sua biblioteca de jogos graças ao ProtonDB. Veja a comparação do Proton com os outros sistemas:

O desempenho pode ser um pouco diferente no Windows e no Linux, mas os desenvolvedores em geral esperam que esses jogos suportados sejam executados bem no Linux. Isso permite que os usuários aproveitem esses jogos sem instalar o Windows em suas máquinas com Linux, algo que poderia melhorar o uso do Linux até mesmo para jogadores que usavam o Linux diariamente como sistema operacional principal e tinham que instalar o Windows apenas para jogar.

.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*