Devido ao rápido desenvolvimento dos eSports e ao crescimento contínuo do mercado de produtos para jogadores, os teclados mecânicos estão se tornando cada vez mais populares. Geralmente, as pessoas que gostam de jogar em um PC ou mesmo em um console devido ao suporte de teclados (como o Xbox One) preferem produtos com alto desempenho e durabilidade.

Listamos três razões para usar um teclado mecânico.

1. Melhor desempenho do que teclado de membrana

Normalmente usamos teclados de membrana em escritórios, lojas e até em nossas residências, principalmente pelo baixo custo.

Esses modelos funcionam com membranas de silicone e executam comandos quando pressionados. Porém, este tipo de teclado irá se desgastar em um curto período de tempo, devido à pressão gerada na membrana, acabará se desgastando e rompendo, comprometendo os comandos enviados pelo usuário. Afinal, com materiais tão inferiores, é compreensível que durem pouco.

Os teclados mecânicos são mais robustos e duráveis, e possuem uma estrutura composta de teclas e sistemas mecânicos separados, chamados de switch. Cada tecla possui seu switch, o que torna o teclado mecânico um periférico de alto desempenho em termos de durabilidade e tempo de resposta. Comparado com teclados de membrana, este tipo de teclado geralmente tem um valor mais alto.

Funcionamento de um switch de teclado mecânico

O tipo de switch pode tornar um teclado mecânico mais caro ou mais barato, dependendo de sua qualidade e mecanismo, atualmente os principais tipos de switch são o Cherry MX Black, Cherry MX Red, Cherry MX Brown, Cherry MX Blue, Cherry MX Green e Cherry MX Clear.

Cada um desses modelos determinará a resistência da mola, o som da tecla, a rigidez e suavidade da mola e assim por diante. A partir do switch, jogadores profissionais ou casuais podem definir o tipo de teclado mais adequado para seu uso, incluindo teclas mais ruidosas ou mais silenciosas, mais moles ou rígidas, teclados mais duráveis ou menos resistentes.

2. O teclado mecânico é mais fácil de limpar

Quem já tentou realizar uma limpeza num teclado de membrana, com certeza não teve uma boa experiencia, as membranas quando muito sujas de poeira podem falhar ao tentar ativar o comando, e normalmente para limpar debaixo das teclas de um teclado de membrana, deve-se desmontar todo o teclado, para realizar a limpeza.

Em teclados mecânicos, o processo é mais simples.

Normalmente teclados mecânicos vêm com uma ferramenta em formato de pinça, utilizada para arrancar as teclas, dessa forma você tem acesso direto ao switch, podendo realizar a limpeza com um pincel, removendo o excesso de poeira e resíduos que possam comprometer o funcionamento do teclado.

3. Feedback mais preciso

Quem já usou o teclado de membrana e o mecânico, percebeu que normalmente as teclas de ambos passam feedbacks diferentes.

Como assim?

Geralmente, pressionar uma tecla em um teclado de membrana pode causar dúvidas, ou seja, se a tecla está realmente pressionada e, dependendo do estado do teclado, você terá que pressionar a tecla com mais dificuldade para enviar um comando. Você não tem certeza se pressionou uma tecla no teclado de membrana, pois o mau funcionamento dos teclados de membrana não é novidade, principalmente depois de um bom tempo de uso.

Em um teclado mecânico, isso é muito mais simples, ele possui uma sensação tátil agradável que faz você sentir que as teclas realmente funcionam. Isso ocorre porque os teclados mecânicos geralmente são barulhentos e, por causa do funcionamento dos switchs, os estalos gerados que eles produzem tornam você claramente ciente de que as teclas estão sendo pressionadas, fornecendo assim um feedback mais preciso. Muitas pessoas gostam do som de teclados mecânicos, embora geralmente tenham teclas mais altas e pareçam ser mais duras, elas passam uma ótima sensação ao pressioná-las.