HDR – High Dynamic Range, que traduzido para o português é “Grande Alcance Dinâmico” ou “Alto Alcance Dinâmico”, é um recurso comum nas câmeras de células que pode ajudar você a tirar fotos melhor. 

Abaixo, entenda tudo o que você precisa saber sobre como, e quando, usar o HDR quando for tirar uma foto com celular.

Como funciona o HDR

O HDR, como o próprio nome já indica, é um método que visa adicionar mais “alcance dinâmico” às fotografias, em que o alcance dinâmico é a proporção de claro para escuro em uma fotografia. 

Em vez de apenas tirar uma foto, o HDR usa três fotos, tiradas em exposições diferentes. Você pode usar o software de edição de imagens para juntar essas três imagens e destacar as melhores partes de cada foto.

No caso de HDR em smartphones, seu telefone faz todo o trabalho para você, basta tirar uma foto e ela exibirá uma foto regular e uma foto HDR. O resultado é algo que deve se parecer mais com o que seus olhos veem do que com a câmera.

É por isso que, quando você ativa o modo HDR, o telefone demora um pouco mais para tirar a foto. Na verdade, está tirando três fotos, em vez de apenas uma. 

Como sei se meu celular tem HDR?

Atualmente, quase todos os smartphones têm uma configuração HDR em seu aplicativo de câmera do sistema, assim, não tenha pressa em baixar aplicativos de câmera HDR do Google ainda.

Para usar o HDR, na maioria das vezes você simplesmente precisa habilitá-lo nas configurações da câmera. Como fazer isso dependerá do fabricante do seu smartphone. No entanto, geralmente você encontra a opção HDR em um dos cantos da tela quando o aplicativo da câmera é iniciado. Se estiver riscado, significa que está desativado. Basta tocar nele para habilitá-lo.

Nos telefones da Samsung com uma interface do usuário, por outro lado, você encontrará uma opção para aplicar o HDR somente quando necessário nas configurações da câmera.

Em alguns smartphones, no entanto, você precisa definir o aplicativo de câmera do telefone para o modo Manual, em vez de Automático, para aproveitar o HDR. Por fim, se o seu smartphone não vem com HDR, há vários aplicativos de câmera HDR disponíveis na Google Play Store, que oferecem resultados variados.

Quando você deve usar HDR

Como dissemos, o HDR foi projetado para ajudá-lo a tirar fotos com melhor aparência, especialmente em determinadas situações. Essas são as situações quando você deve tentar usar o HDR:

  • Paisagens: fotos grandes de paisagens geralmente têm muito contraste entre o céu e a terra, o que é difícil para a câmera lidar com apenas uma foto. Com o HDR, você pode capturar os detalhes do céu sem deixar a terra muito escura e vice-versa.
  • Retratos à luz do sol: todos sabem que a iluminação é um dos aspectos mais importantes de uma boa foto, mas muita luz no rosto de alguém como a luz solar forte, pode causar sombras escuras, brilho intenso e outras características pouco lisonjeiras. O HDR pode equilibrar tudo e fazer com que o assunto pareça melhor.
  • Cenas com pouca luz e contraluz: se a sua foto estiver um pouco escura demais, o que geralmente acontece se a sua cena estiver com muita luz de fundo, o HDR pode iluminar o primeiro plano sem lavar as partes bem iluminadas da foto.

Quando você não deve usar HDR

Obviamente, como você já pode ter notado às vezes o HDR realmente faz com que suas fotos pareçam piores. Aqui estão algumas situações nas quais o HDR é melhor ser ignorado:

  • Fotos com movimento: se algum de seus modelos ou paisagem estiver em movimento (ou se mover), o HDR aumentará a chance de uma foto tremida. Lembre-se, o HDR tira três fotos, portanto, se o assunto é se mover entre a primeira e a segunda foto, sua foto final não ficará muito boa.
  • Cenas de alto contraste: algumas fotos ficam melhores com um forte contraste entre as partes escuras e claras da foto, como se você tivesse uma sombra ou silhueta escura que deseja destacar. O HDR tornará isso menos intenso, resultando em uma foto menos interessante.
  • Cores vivas: se sua foto for muito escura ou muito clara, o HDR poderá recuperar parte da cor. No entanto, se você estiver lidando com cores que já são muito vivas, o HDR pode lavá-las.

Felizmente, a maioria das câmeras de vídeo HDR oferece duas imagens: uma com o HDR desligado e a outra ligada. Isso significa que você sempre pode dar uma chance ao HDR e ver como é a comparação antes de desligá-la completamente (contanto que você tenha tempo para esperar alguns segundos extras para tirar fotos). Como em todas as coisas da fotografia, você não pode errar experimentando!

Essas dicas devem ajudar você, mas não tenha medo de tirar algumas fotos e vê-las mais tarde. Depois de entender, o HDR pode ser uma ótima ferramenta para obter fotos melhores. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui