Você possui um plano revenda de hospedagem, ou até mesmo um plano tradicional para seu site, através de um CMS instalado em sua plataforma, como WordPress?

Pois bem, se a resposta é sim, você provavelmente já sabe os diversos benefícios que esse sistema possui. Ou seja, as funcionalidades de gestão, adição de plugin, integrações e muito mais.

Contudo, será que você sabe quais cuidados deve ter para manter sua plataforma segura?

Neste artigo, iremos falar sobre os cuidados necessários. Portanto, continue lendo e confira nossas dicas!

O Que É Hospedagem Otimizada Para CMS?

Primeiramente, quero explicar um pouco melhor o que uma hospedagem otimizada para CMS representa.

Desse modo, CMS significa sistema de gerenciamento de conteúdo. Um tipo de software aplicado em um domínio através de um plano de revenda de hospedagem ou hospedagem comum.

Sendo destinado ao gerenciamento de sites e blogs, podendo ser utilizado em sua criação ou apenas para acrescentar funcionalidades a eles.

Com isso, um CMS permite a instalação, por exemplo, de temas e plugins. O primeiro para dar ao site um layout, uma identidade visual.

Enquanto o segundo possui uma função mais abrangente, já que é um módulo de extensão e pode adicionar diferentes tipos de recursos a plataforma de acordo com suas necessidades/tipo.

Ampliando as possibilidades além daqueles oferecidos no cPanel do seu plano de hospedagem, algo importante para o crescimento de um negócio.

Então, é importante ter um CMS em sua gestão, sendo essencial ainda, cuidar deste. Afinal de contas, eles otimizam sua plataforma através de recursos e funcionalidades, certo?

Pensando assim, o que aconteceria se seus recursos e funcionalidades não fossem bem cuidados?

De certo, sua plataforma ficaria desprotegida. Ou seja, suscetível a ataques de hackers, acesso ilegal de dados e arquivos, fraudes, etc.

Dicas para cuidar da sua plataforma:

Então, agora que você já sabe melhor o que é uma hospedagem otimizada para CMS e a importância de cuidar dela, mostrarei como fazer isso.

1. Atualizações:

Em primeiro lugar, um cuidado essencial a se ter com sua hospedagem otimizada para CMS, é estar sempre verificando atualizações disponíveis.

Principalmente no WordPress, que é o melhor e mais usado sistema, as atualizações são periódicas. No intuito de aprimorar tanto seus recursos, quanto evoluir em termos de segurança e proteção.

Dessa forma, sempre que uma nova atualização estiver disponível, siga o passo a passo indicado do sistema para realizá-la.

Além do CMS, seus plugins, temas e integrações também necessitam de atualizações. Portanto, esteja sempre de olho nelas para evitar brechas na plataforma.

2. Plugins de segurança:

Outra dica importante é recorrer não apenas a módulos de extensão que estimulam o desenvolvimento do seu negócio de maneira direta.

Mas também, aqueles que agem de forma indireta protegendo seu site ou blog. Para isso, existem inúmeros plugins de segurança que aumentam a proteção destes, tais como:

  • WP Security Scan;
  • Wordfence Security;
  • AntiVirus;
  • Captcha on Login.

3. Backup:

Seguindo as recomendações acima, será preciso lembrar ainda de realizar backups de segurança em sua plataforma.

Isso é importante para que você não perca dados e arquivos importantes. Tanto em casos de ataques, quanto durante a atualização de seu CMS, plugins, etc.

Uma boa revenda de hospedagem ou plano tradicional oferece backups periódicos que facilitam e otimizam esse processo.

Vimos então, neste conteúdo, 3 dicas simples de como cuidar de uma plataforma otimizada para CMS.

O que você achou delas? Fale para nós nos comentários e compartilhe com seus amigos empreendedores!

Deixe uma resposta