O Google anunciou em seu blog de segurança, uma medida para combater aplicativos maliciosos em seu sistema operacional Android.

Em Parceria com a ESET, Lookout e Zimperium, o Google criou a App Defense Alliance. Essa colaboração tem como objetivo impedir que aplicativos ruins cheguem aos dispositivos dos usuários.

O Google disse, que o sistema Android está cada vez mais popular, atualmente o sistema está ativo em 2,5 bilhões de dispositivos, o que atrai serviços mal-intencionados aos usuários do Android, que tem foco em fraude ou roubo de dados, por exemplo.

“Isso é verdade para todas as plataformas globais: onde há software com proliferação mundial, existem maus atores tentando atacá-lo para obter lucro”, disse o Google.

O projeto envolve mecanismos de detecção criados pelos parceiros da gigante das pesquisas, afim de diminuir o risco de malwares hospedados em aplicativos, para proteger os usuários. Dessa forma, o Google play Store adquire uma segurança robusta nos bastidores, evitando que aplicativos prejudiciais sejam publicados.

Cada parceiro do Google terá o Google Play Protect integrado a seus mecanismos de verificação. Dessa forma o conjunto entre a tecnologia do Google e a de seus parceiros serão muito mais eficientes, realizando uma filtragem bem mais rigorosa de potenciais riscos.

O Google ainda destacou que o “compartilhamento de conhecimento e a colaboração no setor, são aspectos importantes para proteger o mundo contra ataques”.

A App Defense Alliance é uma ótima iniciativa do Google, dessa forma a empresa poupa seu tempo removendo aplicativos fraudulentos e diminui a frustração dos usuários afetados por esses aplicativos.

Deixe uma resposta