O FaceApp se tornou uma sensação viral na semana passada, vários usuários do Android e do iOS baixaram o aplicativo para tirar selfies e usar filtro de idade do programa.

O aplicativo usa recursos de aprendizado de máquina para analisar uma foto sua e gerar uma versão que prevê como você ficaria se fosse muito mais velho.

Uma variedade de outros recursos também está disponível, incluindo substituição de fundo, filtros de cor, filtros de barba e muito mais.

O FaceApp é um sucesso mundial nesses últimos dias, muitos usuários de smartphones estão experimentando o software.

Embora isso seja muito divertido para os usuários, também os torna presas fáceis para golpistas e hackers.

Aplicativos maliciosos

A Kaspersky identificou um aplicativo FaceApp fraudulento que foi desenvolvido para instalar malwares no dispositivo da vítima.

O aplicativo se disfarça como o FaceApp real, mas na inicialização, ele exibe uma mensagem de erro e é removido do dispositivo.

O software inclui um módulo de adware chamado MobiDash, que secretamente permanece instalado no smartphone do usuário e começa a exibir anúncios e coletar dados sobre a vítima.

Kaspersky disse que cerca de 500 usuários foram vítimas deste ataque nos últimos dois dias, com quase 800 modificações de módulo diferentes identificadas.

“As pessoas por trás do MobiDash costumam esconder seu módulo de adware sob o disfarce de aplicativos e serviços populares”, disse o pesquisador da Kaspersky, Igor Golovin.

“Isso significa que as atividades da versão falsa do FaceApp podem se intensificar, especialmente se estamos falando de centenas de alvos em apenas alguns dias.”

“Pedimos aos usuários que não baixem aplicativos de fontes não oficiais e instalem soluções de segurança em seus dispositivos para evitar danos”, disse Golovin.

Preocupações com segurança

Os hackers e golpistas geralmente aproveitam as tendências virais como essa para tentar enganar os usuários e expor informações ou instalar seus softwares maliciosos.

Os usuários de smartphones devem ter cuidado com o software que instalam em seus dispositivos.

O FaceApp é distribuido por um desenvolvedor russo e seu comportamento em relação aos dados do usuário é semelhante a outros aplicativos de edição de fotos.

O aplicativo envia a imagem que você leva para os servidores do FaceApp, onde ele é processado e os filtros são aplicados à imagem antes de ser enviada de volta.

Se os usuários estiverem preocupados com exatamente o que estão concordando ao usar o aplicativo, devem ler a política de privacidade do aplicativo com cuidado.

Deixe uma resposta