A empresa de segurança Trend Micro (via SlashGear ) encontrou na Google Play Store 29 aplicativos de selfies e editores de fotos totalmente prejudiciais a seus usuários, esses aplicativos estavam infestados de malwares.

Os aplicativos que deveriam trazer soluções estavam na verdade trazendo transtornos a seus usuários, aplicativos como Beauty Camera, Pro Beauty Camera e câmera Horizontal Beauty exibiam anúncios em tela cheia quando os usuários desbloqueavam seus telefones.

Para piorar, Alguns desses aplicativos utilizavam técnicas de phishing para extrair informações pessoais dos usuários. Umas das maneiras disso acontecer, era em um concurso fraudulento em que o usuário sempre vencia, e para retirar o prêmio o usuário deveria disponibilizar determinadas informações pessoais.

Outros aplicativos de filtros para fotos, permitia ao usuário enviar uma imagem para o servidor do desenvolvedor, afim de obter melhorias nas imagem. No fim das contas o usuário não recebia sua foto melhorada e sim um falso aviso de atualização em nove idiomas. As fotos coletadas por esses aplicativos podem ser utilizadas em contas falsas em várias redes sociais.


Este aplicativo de embelezar fotos roubou selfies dos usuários para usar em falsas contas de mídia social

Cada vez mais fica difícil excluir esses aplicativos, uma vez instalados em seu dispositivo, os ícones ficam ocultos, tornando impossível removê-los com um simples arrastar para desinstalar. A boa notícia é que o Google já removeu esses aplicativos. Para evitar que você se torne uma vítima no futuro, a Trend Micro sugere que, antes de instalar qualquer aplicativo, verifique os comentários de outros usuários, caso haja muitos comentários negativos e reclamações evite instala-lo, dessa maneira a chance de você instalar um aplicativo com fins maliciosos são mínimas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*