O Google anunciou algumas mudanças importantes em sua política de armazenamento no próximo ano. Essas mudanças terão um grande impacto, pois afetarão a grande maioria dos que possuem contas do Google / Gmail. Como parte das mudanças, a partir de junho de 2021, o Google removerá a opção de backups gratuitos e ilimitados de fotos de alta qualidade no Google Fotos, bem como todos os novos arquivos e documentos criados em tabelas, documentos, tabelas e outros serviços do Google. A partir de junho do próximo ano, sua cota de armazenamento de 15GB começará utilizada por pelos serviços.

Estas são algumas mudanças importantes do Google e se você depende muito de vários serviços do Google e usa o Gmail ou o Google Fotos há muito tempo, provavelmente atingirá a cota de armazenamento de 15GB mais cedo ou mais tarde. Se você está preocupado com a futura política de armazenamento do Google, pode se preparar melhor liberando espaço de armazenamento em sua conta do Google ou Gmail, excluindo arquivos inúteis e e-mails. Leia nosso guia abaixo para saber como você pode facilmente liberar espaço de armazenamento em sua conta do Google ou Gmail.

Obtenha uma visão geral do armazenamento usado

Antes de começar a liberar espaço de armazenamento em sua conta do Google, é útil primeiro ter uma visão geral de como o armazenamento está sendo usado em sua conta. É possível que uma grande parte do espaço da sua conta do Google esteja sendo ocupada por fotos ou por alguns arquivos grandes que você carregou no Google Drive alguns anos atrás e que estão completamente esquecidos.

Você pode acessar esta página do Google One para obter uma visão geral do armazenamento usado em vários serviços do Google, incluindo Drive, Fotos e compartilhamento familiar.

Use o gerenciador de armazenamento do Google

O próprio Google oferece um gerenciador de armazenamento que pode ser utilizado para liberar espaço de armazenamento em sua conta do Google. O gerenciador de armazenamento fornece aos usuários uma visão geral da quantidade de espaço que eles podem liberar excluindo e-mails do Gmail, esvaziando e-mails de spam e removendo todos os arquivos grandes que ocupam espaço no Google Drive e muito mais.

Excluir e-mails antigos manualmente

Se você usa o Gmail há muito tempo, é provável que tenha acumulado muito lixo e e-mails desnecessários com anexos grandes. Individualmente, esses e-mails podem não importar, mas a soma de anos de e-mails, podem facilmente ocupar alguns gigabytes ou mais. É melhor excluir esses e-mails.

Você pode pesquisar por “has: attachment” na caixa de pesquisa do Gmail para filtrar e-mails com anexos e, em seguida, excluir todos os e-mails antigos desnecessários. Você também pode filtrar e-mails grandes e pesados ​​usando “maior: 10 MB” como um termo de pesquisa. Você pode alterar o ’10’ no termo de pesquisa de acordo com suas necessidades. Dessa forma, você pode localizar rapidamente e-mails pesados ​​e excluí-los para liberar espaço.

Você também pode exportar e-mails antigos e importantes de sua conta do Gmail usando MailStore, um software de arquivamento de e-mail gratuito. Depois de exportado, você pode excluir todos os e-mails antigos para liberar espaço de armazenamento em sua conta do Google.

Comprimir fotos existentes no Google Fotos

Caso tenha realizado o backup de fotos para o Google Fotos com a qualidade original, é recomendável alternar para o modo de qualidade ‘Alta’. Isso compactará todas as suas fotos existentes e garantirá que não sejam contabilizadas em sua cota de armazenamento de 15GB.

No entanto, esse truque só funcionará até junho de 2021, embora, depois disso, as fotos enviadas em alta qualidade também serão contabilizadas no armazenamento da sua conta do Google. Independentemente disso, a compactação de imagens pode liberar armazenamento para mais fotos, permitindo que o armazenamento de 15GB dure mais.

Para converter suas fotos existentes em alta qualidade, vá para o site do Google Fotos em seu PC, clique no ícone de engrenagem / Configurações no canto superior direito e selecione a opção Alta qualidade. Você receberá automaticamente um aviso perguntando se deseja converter suas fotos existentes de qualidade original em alta qualidade e a quantidade de espaço de armazenamento que você liberaria no processo. Isso também garantirá que todas as fotos e vídeos salvos no Google Fotos daqui para frente também sejam compactados e armazenados em alta qualidade.

Como alternativa, você pode usar a opção recuperar armazenamento para compactar suas fotos e vídeos existentes em alta qualidade também.

Esvaziar lixeira do Google Drive

Se você usa o Google Drive para compartilhar e enviar arquivos para seus amigos ou familiares ou para fazer backup de arquivos importantes, vá em frente e verifique a lixeira. Consegui liberar mais de 20GB de espaço simplesmente esvaziando minha lixeira do Google Drive. O próprio Google começou a excluir itens da lixeira com mais de 30 dias.

Pare de usar o Backup e sincronização

Se você usa o Backup e sincronização do Google para fazer backup de arquivos do seu PC para o Google Drive, deve parar de usá-lo. Em vez disso, você pode usar o Dropbox para o mesmo propósito. Como alternativa, você também pode criar uma conta do Google separada apenas para fazer backup de arquivos em seu PC. Se você tem muitos arquivos grandes em seu PC, esta é a solução ideal, pois garante que eles não ocupem espaço em sua conta principal do Google.

Compre armazenamento Google One

Se todas as etapas acima não ajudarem a liberar espaço de armazenamento suficiente em sua conta do Google, sua única opção é comprar armazenamento adicional para sua conta usando o Google One. A boa notícia é que o preço é bastante razoável, o Google cobra R$1,99 / mês por 100GB de armazenamento adicional. Isso deve ser suficiente para a maioria dos usuários. Mas se você é um usuário que utiliza muito armazenamento, o Google recentemente cortou o preço de seus planos de armazenamento de 10TB em 50%.

Assinar o plano de armazenamento do Google One pode trazer outros benefícios, incluindo acesso prioritário ao suporte do Google, descontos em hotéis e reservas de voos, serviços VPN gratuitos e muito mais. O espaço de armazenamento extra que você compra também pode ser usado por membros da família, o que o torna uma solução muito econômica.