AMD está vendendo mais placas de vídeo do que a Nvidia

0
Placa de vídeo AMD

De acordo com o relatório da Jon Peddie Research (JPR), a AMD vendeu mais placas de vídeo para PC do que a Nvidia no quarto trimestre de 2019.

Segundo a pesquisa, as remessas da AMD aumentaram 22,6%, enquanto as da Nvidia diminuíram 1,9%.

Isso resultou na AMD obtendo uma fatia de 19% do mercado global de placas de vídeo para PC, enquanto a Nvidia possui 18%.

A Intel ainda lidera o mercado com 63% de todas as remessas de placas de vídeo, no entanto, grande parte desse resultado se deve GPUs integradas.

O Mercado de GPUs melhorou?

Segundo a JPR, os embarques de placas de vídeo aumentaram 3,4% em relação ao trimestre anterior.

“Este é o terceiro trimestre consecutivo de aumento de remessas de GPU”, disse Jon Peddie, presidente da Jon Peddie Research.

“No entanto, o primeiro trimestre, que é sazonalmente estável, pode mostrar uma queda incomum por causa das interrupções na cadeia de suprimentos da China devido à epidemia de coronavírus”.

“2020 será um divisor de águas com a entrada da Intel no mercado discreto de GPU e uma possível quarta entrada por uma empresa de IP”, acrescentou Peddie.

As placas de vídeo são geralmente um bom indicador do mercado de PCs, disse JPR, já que todo PC recebe uma placa de vídeo antes de ser enviado.

“A maioria dos fornecedores de PCs está orientando otimista para o próximo trimestre. A estimativa deles é de um aumento de 7% ”, afirmou o JPR.

GPUs AMD

A AMD apresentou quatro novas placas de vídeo na CES 2020 em janeiro.

Isso incluiu duas novas placas para desktops, a Radeon RX 5600 XT e a RX 5600, que foram projetadas para oferecer alto desempenho a 1080p, além de oferecerem o dobro do desempenho por watt da RX 590.

De acordo com a AMD, a Radeon RX 5600 XT de ponta também apresenta um aumento de desempenho de 20% em relação ao seu concorrente direto, a GeForce GTX 1660 Ti da Nvidia.

“Construídos na arquitetura AMD RDNA e na tecnologia de processo líder de mercado de 7nm, juntamente com a tecnologia PCIe 4.0 de alta largura de banda e memória GDDR6 de alta velocidade, os gráficos da série AMD Radeon RX 5600 oferecem níveis extremamente altos de desempenho e eficiência de energia”, afirmou a AMD.

Dentre os novos recursos, há o Radeon Boost, que aumenta as taxas de quadros e a fluidez durante os jogos, e o Radeon Anti-Lag, que reduz os tempos de resposta de entrada para exibição.

Deixe uma resposta