O IIT Bombay, um dos principais institutos de tecnologia da Índia, orgulhou o país ao desenvolver o primeiro microprocessador baseado na arquitetura SPARC ISA, criado no país e denominado AJIT. O projeto se enquadra na iniciativa “Made in India” da Índia, que visa tornar a Índia um centro industrial global, incentivando tanto empresas multinacionais quanto nacionais a fabricar seus produtos no país.

AJIT é super barato, custa menos de 2 dólares (EUA) ou 100 rupias para ser exato! Mas não fique muito empolgado, a AJIT não foi projetado para smartphones inicialmente, ele foi projetado para os satélites do IRNSS (Sistema de navegação por satélite regional indiano) da Índia.

“Estamos planejando usar o AJIT nos receptores que estão sendo desenvolvidos para o NAVIC ou IRNSS, um sistema de navegação nativo para o subcontinente indiano”, disse um dos projetistas do processador no Reddit.

O processador tem uma velocidade de clock entre 70-120MHz e é construído sobre uma tecnologia de 180nm. A velocidade de clock de 400-500MHz será atingida na próxima atualização, disseram os pesquisadores associados ao desenvolvimento.

Os pesquisadores também esperam que eles possam fabricar o microprocessador em grande escala dentro de um ou dois anos, mantendo o custo abaixo de 100,00 rupias.

Via: TI

Deixe uma resposta