A conectividade sem fio à Internet tornou-se uma utilidade importante para as residências modernas, mas pode ser frustrante quando não configurada adequadamente.

Quando se trata de congestionamento na sua rede Wi-Fi, hardware de rede sub-par, ou cobertura terrível, existem muitos fatores que podem afetar o desempenho.

Há várias maneiras de aumentar seu sinal Wi-Fi, incluindo ajustes simples, como alterar algumas configurações.

Abaixo estão cinco maneiras de melhorar seu sinal Wi-Fi em casa.


Posicionamento do roteador e dispositivos

A localização do seu roteador em comparação com seus dispositivos é importante.

A antena é o ponto central do sinal do seu roteador Wi-Fi e o sinal se estende ao redor delas, por isso, certifique-se de ter colocado o dispositivo em um local central em sua casa.

Os sinais de Wi-Fi são mais fortes quando não precisam penetrar em paredes espessas, portanto, se você estiver a uma ou duas salas de distância, considere a possibilidade de mover seu roteador ou dispositivo para mais perto um do outro.

Além disso, há certos dispositivos como microondas, que podem interferir no sinal sem fio, e é uma boa ideia colocar o roteador em uma área com poucos dispositivos eletrônicos.


Alterar canal e frequência

Uma das maneiras mais fáceis de melhorar a cobertura da rede sem fio é alterar as configurações do roteador, acessando a página de configuração.

Muitos roteadores Wi-Fi têm bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, e você deve se conectar à banda de 5 GHz se o seu dispositivo oferecer suporte a ela, já que ela geralmente é menos congestionada e tem maior capacidade de largura de banda.

Quando se trata de congestionamento, você também pode tentar mudar o canal Wi-Fi para cada SSID no seu roteador para impulsionar seu sinal.

Isso geralmente é definido como Automático, mas muitos roteadores baratos não detectam automaticamente os melhores canais disponíveis. Você pode testar os intervalos de canal para encontrar a opção menos congestionada.


Atualização do firmware

Outra pequena alteração que você pode fazer no seu roteador é atualizar seu firmware.

Isso pode melhorar o desempenho do seu roteador e corrigir quaisquer erros que possam resultar na diminuição da propagação de Wi-Fi.

A atualização do firmware do seu roteador pode ser feita através da interface de administração do seu dispositivo, que você pode acessar digitando o IP do gateway padrão no seu navegador da web.

Alguns roteadores também permitem aumentar a potência da antena Wi-Fi e melhorar a intensidade do sinal, embora isso nem sempre esteja disponível.

Usuários experientes que gostariam de aumentar a potência do hardware Wi-Fi podem instalar o firmware de código aberto, como o DD-WRT, para acessar uma variedade maior de opções de personalização.


Repetidores de sinal

Se você tiver um roteador sobressalente por aí, poderá usá-lo como um repetidor de sinal Wi-Fi.

Eles podem ser usados ​​como dispositivos de rede independentes e conectados via Ethernet ou Wi-Fi ao seu roteador principal para repetir o sinal sem fio e melhorar a intensidade do sinal.

Você também pode configurar outro roteador como repetidor, ligando-o ao roteador original por meio de uma conexão com fio.

Se você tem dinheiro sobrando, a melhor opção para múltiplos roteadores e cobertura máxima seria um sistema de malha Wi-Fi como o Netgear Orbi ou o ASUS Lyra.


Atualize seu roteador

Se você estiver com dificuldades para atingir as melhores velocidades de conexão e notar uma queda grave de conectividade em toda a sua casa, pode ser uma boa ideia substituir seu roteador.

Especialmente se o seu hardware atual não suporta conectividade Wi-Fi 802.11ac ou tecnologia MIMO, o que melhora drasticamente a largura de banda máxima.

Roteadores melhores também superaquecem com menos frequência do que os mais inferiores ou antigos, e geralmente são muito melhores em fornecer uma conexão Wi-Fi estável em uma área maior.

Há vários recursos a serem considerados ao comprar um novo roteador Wi-Fi, incluindo limitações de velocidade de porta, DNS dinâmico e padrões Wi-Fi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*