O teclado mecânico, tem se popularizado a cada dia, devido ao crescimento rápido do eSports e do crescente mercado de produtos voltados para gamers. Normalmente quem joga em Pcs e até mesmo consoles, pelo fato de alguns darem suporte a teclados, como o Xbox One, preferem produtos de alto desempenho e durabilidade.

Listamos três motivos pelos quais você deve usar um teclado mecânico.

Melhor desempenho com relação aos teclados de membrana

Popularmente encontramos teclados de membranas em ambientes como escritórios, lojas e até mesmo em nossas casas, o principal motivo é o baixo custo. Esses modelos funcionam a partir de uma membrana de silicone que ao ser pressionada realiza os comandos. No entanto, esse tipo de teclado se desgasta num curto período, devido aos stress causado nas membranas, elas acabam se desgastando e rompendo, comprometendo os comandos enviados pelo usuário. Afinal, com materiais tão simples, é bem compreensível que eles não durem muito tempo.

Teclado de membrana

O teclado mecânico é bem mais robusto, e possui uma estrutura composta por teclas com um sistema mecânico individual, chamado de switch. Cada tecla tem seu switch, isso que torna o teclado mecânico um periférico de alto desempenho em durabilidade e tempo de resposta. Esse tipo de teclado, normalmente possui um valor mais acentuado com relação aos teclados de membrana.

Funcionamento de um switch de teclado mecânico

O tipo de switch pode tornar um teclado mecânico mais caro ou mais barato, dependendo de sua qualidade e mecanismos, atualmente os principais tipos de switch são o Cherry MX Black, Cherry MX Red, Cherry MX Brown, Cherry MX Blue, Cherry MX Green e Cherry MX Clear.

Cada um desses modelos irá determinar a resistência das molas, sons emitidos pelas teclas, dureza e suavidade da mola, entre outras coisas. A partir do switch, gamers profissionais ou casuais podem definir o melhor tipo de teclado para seu uso, podendo ser ele mais barulhento ou silencioso, teclas mais moles ou rígidas, teclados mais duráveis ou menos resistentes.

Teclados mecânicos são mais fáceis de limpar

Quem já tentou realizar uma limpeza num teclado de membrana, com certeza não teve uma boa experiencia, as membranas quando muito sujas de poeira podem falhar ao tentar ativar o comando, e normalmente para limpar debaixo das teclas de um teclado de membrana, deve-se desmontar todo o teclado, para enfim poder limpar.

Num teclado mecânico, o processo é mais simples, normalmente teclados mecânicos vêm com uma ferramenta em formato de pinça, utilizada para arrancar as teclas, dessa forma você tem acesso direto ao switch, podendo realizar a limpeza com um pincel, removendo o excesso de poeira e resíduos que possam comprometer o funcionamento do teclado.

Feedback mais preciso

Quem já usou o teclado de membrana e o mecânico, percebeu que normalmente as teclas de ambos passam feedbacks diferentes.

Como assim?

Muitas vezes, uma tecla pressionada no teclado de membrana pode gerar dúvida se ela foi mesmo pressionada ou não, dependendo do estado do teclado, você terá que pressionar as teclas com mais força para enviar o comando. Você não tem tanta certeza que apertou a tecla num teclado de membrana, falhas em teclados de membrana não é novidade.

No teclado mecânico isso é bem mais simples, a sensação tátil é bem mais agradável fazendo você sentir que a tecla pressionada realmente funcionou. Isso ocorre porque os teclados mecânicos normalmente são mais barulhentos, por causa do funcionamento dos switchs, os estalos gerados por eles fazem você perceber com clareza que a tecla foi pressionada, te passando um feedback mais preciso. Muitos adoram o barulho do teclado mecânico, apesar de eles normalmente terem as teclas mais altas que aparentam ser mais duras, isso é um engano, elas te passam uma ótima sensação ao pressioná-las.

Deixe uma resposta